Musicas do blog JavaScript

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novo Padrão Brasileiro de Tomadas de acordo com a norma NBR 14136.

NOVAS TOMADAS E PLUGUES PADRÃO BRASILEIRO.




A SIEMENS, uma empresa sempre atenta e preocupada em seguir rigorosamente as normas técnicas vigentes no país, disponibiliza ao mercado uma série de produtos de acordo com o novo padrão brasileiro de tomadas a norma NBR 14136. 
Esta norma foi aprovada em 2001 com a participação de vários setores da sociedade, sempre buscando a segurança das instalações elétricas e principalmente a segurança dos usuários.

Segurança contra choque elétrico
Em função do rebaixo existente na configuração desta tomada, evita-se o contato com as partes energizadas dos plugues, fato este muito comum quando um plugue está parcialmente inserido na tomada ou quando ocorre uma inserção unipolar deixando um dos pinos energizado exposto ao contato do usuário.










- Inserção parcial: quando um plugue estiver parcial ou totalmente inserido na tomada, não pode permitir contato acidental com as partes vivas (energizadas);
- Inserção unipolar: não deve ser possível estabelecer ligação entre um pino de um plugue e o contato sob tensão de uma tomada enquanto o outro pino permanecer acessível:
Conclusão:
Em ambos os casos os usuários podem levar um choque elétrico com risco de vida, principalmente as crianças, e com a nova geometria da tomada padrão isso não ocorrerá;

Padronização de apenas duas versões de correntes nominaisA NBR 14136 padroniza as correntes de 10 A e 20 A. Em função do diâmetro dos plugues torna-se impossível a inserção de um plugue de 20 A em uma tomada de 10 A, evitando-se desta forma uma situação de sobrecarga.
Entretanto, o consumidor poderá utilizar um plugue de 10 A em uma tomada de 20 A. Esta solução proporciona ao usuário maior versatilidade.


Conexão do condutor terra antes dos demais
Com o novo padrão e devido as suas características, o condutor terra sempre será conectado antes dos condutores de energia lembrando que o aterramento é obrigatório nas novas instalações desde julho de 2006, conforme a Lei 11.337, alem de ser fundamental para a segurança do usuário.





Intercambiabilidade (equipamentos classe I e classe II)





         Plugue para equipamentos                            Plugue para equipamentos
         classe I (2P+T)                                    classe II (2P)






Padronização das configurações



Características do padrão
As tomadas podem ser:
- Fixas e sempre 2P+T
- Móveis, 2P ou 2P+T
- De 10A ou 20A
- De embutir, sobrepor ou semi-embutir
- Desmontáveis ou não desmontáveis

Fonte: http://www.siemens.com.br

2 comentários:

  1. Legal caro amigo.

    Gostaria de saber se podeira colocar uma postagem no meu blog. Redirecinando para essa postagen sua.

    Meu blog: http://fabioalarmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir